1º Trail RFM Montemor-o-Novo
Trail
Caminhada
A RFM e a GanharDestak, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de São Cristovão, organizam no próximo dia 17 de novembro, a 1ª edição do Trail RFM Montemor-o-Novo que será percorrido entre a serra e a planície deste concelho alentejano.
Composto por um Trail Longo 18K+, um Trail Curto 10K+, uma Caminhada 10K+ e uma Cãominhada 6K, com partida e chegada no Largo 25 de Abril em São Cristovão.
Trail Longo 18K+
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Até 31 de julho: 15€
1 de agosto a 27 de setembro: 16€
28 de setembro a 29 de outubro: 16,5€
30 de outubro a 13 de novembro: 17,5€
Trail Curto 10K+
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Até 31 de julho: 12.5€
1 de agosto a 27 de setembro: 13,5€
28 de setembro a 29 de outubro: 14€
30 de outubro a 13 de novembro: 14,5€
Caminhada 10K+ (sem chip)
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Até 31 de julho: 11€
1 de agosto a 27 de setembro: 12€
28 de setembro a 29 de outubro: 12,5€
30 de outubro a 13 de novembro: 13€
Cãominhada 6K
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Até 31 de julho: 9,5€
1 de agosto a 29 de outubro: 10€
30 de outubro a 13 de novembro: 10,5€
Nota: em caso de haver acompanhante além do dono do cão, terá que adquirir uma inscrição extra, mencionando o nome do cão.
A RFM e a GanharDestak, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de São Cristóvão, organizam no próximo dia 17 de novembro, a 1.ª edição do Trail RFM Montemor-o-Novo que será percorrido entre a serra e a planície deste concelho alentejano.
A prova é composta por um Trail Longo 18K+, um Trail Curto 10K+, uma Caminhada 10K+ e uma Cãominhada 6K.
A partida e a chegada fazem-se no Largo 25 de Abril ,em São Cristóvão.
Composto por um Trail Longo 18K+, um Trail Curto 10K+, uma Caminhada 10K+ e uma Cãominhada 6K, com partida e chegada no Largo 25 de Abril em São Cristovão.
TRAIL LONGO 18K+
O Trail Longo tem início às 09:00 horas.
Terá partida e chegada no Largo 25 de Abril em São Cristovão
https://maps.app.goo.gl/wWLERwNMsskvuQAP6
O tempo limite será de 2 horas e 45 minutos.
TRAIL CURTO/CAMINHADA 10K+
O Trail Curto tem início às 09:10 horas.
Terá partida e chegada no Largo 25 de Abril em São Cristovão
https://maps.app.goo.gl/wWLERwNMsskvuQAP6
O tempo limite será de 2 horas e 15 minutos.
Trail 18K+
- Desnível positivo: 585 m
- Desnível negativo: 585 m
- Desnível acumulado: 1170 m
- Elevação mínima: 88 m
- Elevação máxima: 177 m
Trail 10K+/Caminhada
- Desnível positivo: 295 m
- Desnível negativo: 295 m
- Desnível acumulado: 590 m
- Elevação mínima: 123 m
- Elevação máxima: 178 m
No Trail longo só poderão participar indivíduos com mais de 18 anos.
O Trail curto é interdito a menores de 16 anos no Trail Curto.
Os maiores de 14 anos podem participar na Caminhada.
Além da idade mínima, todos os atletas devem gozar de boa saúde e possuir preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação.
A Organização aconselha, por isso, osparticipantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas.
As competições destinam-se a todos os atletas, federados ou não, em representação individual ou coletiva (Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito da corrida para todos, tendo os seguintes escalões:
MASCULINOS:
· M Juvenil – 16/17 anos (só para Trail Curto)
· M Júnior – 18/19 anos
· M Sub 23 – 20/22 anos
· M Seniores – 23/34 anos
· M 35 (35 a 39 anos)
· M 40 (40 a 44 anos)
· M 45 (45 a 49 anos
· M 50 (50 a 54 anos)
· M 55 (55 a 59 anos
· M 60 (60 a 64 anos)
· M 65 (65 a 69 anos)
· M 70 (mais de 70 anos)
FEMININOS:
· F Juvenil – 16/17 anos (só para Trail Curto)
· F Júnior – 18/19 anos
· F Sub 23 – 20/22 anos
· F Seniores – 23/34 anos
· F 35 (35 a 39 anos)
· F 40 (40 a 44 anos)
· F 45 (45 a 49 anos
· F 50 (50 a 54 anos)
· F 55 (55 a 59 anos
· F 60 (60 a 64 anos)
· F 65 (65 a 69 anos)
· F 70 (mais de 70 anos)
NOTAS: Para efeitos de classificação e pontuação dos atletas nos escalões será considerado o ano de nascimento do atleta, ou seja, considera-se a idade que o atleta terá a 30 de setembro da corrente época competitiva.
Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova em que irão participar.
Todos os participantes, sem exceção, devem reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva, isentando de quaisquer responsabilidades a organização da prova, os seus parceiros, apoiantes e órgãos públicos envolvidos. A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no D.L. 10/2009 (Seguro Desportivo) com um capital de morte ou invalidez de €32.186,00, despesas de tratamento e repatriamento até €5.152,00, despesas de funeral até €2.576,00, franquia absoluta de 10% na cobertura de invalidez permanente e franquia por pessoa/sinistro de 60€ na cobertura de despesas de tratamento. A idade mímina de 14 anos e máxima de 80 anos.
As inscrições só serão aceites se forem efetuadas online, num formulário existente para o efeito no site oficial da prova.
- Pagamento
Após a inscrição na Bilheteira Online, receberá uma referência multibanco para poder efetuar o pagamento em qualquer terminal de multibanco existente no País. O prazo para pagamento será de 24 horas, após esse período a referência multibanco perde a validade.
2. Formas de pagamento:
MBWay, Multibanco, Cartão de Crédito, PayPal (O pagamento através de Paypal tem um custo adicional de 0,40€ para montantes inferiores a 30,00€)
3. Outras Condições
As inscrições do trail são limitadas e terminam no dia 13 de novembro de 2024.
As inscrições sem meio de pagamento ou efetuadas depois das datas referidas não serão aceites
As inscrições só serão válidas e consideradas após a confirmação da entidade reguladora do Multibanco
Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas.
Notas importantes
Não serão devolvidas taxas de inscrição, exceptuando por cancelamento da prova
Os clubes são responsáveis por verificar através das listagens de inscritos se todos os seus atletas estão inscritos com o nome oficial do clube
O nome do clube tem de ser coincidente para todos os atletas para poderem ser considerados da mesma equipa.
A Ganhardestak reserva-se ao direito de utilizar os dados de inscrição com elementos fornecidos e preenchidos pelos participantes nas suas ações de marketing.
O levantamento do kit do atleta do Trail RFM Montemor-o-Novo é individual, com apresentação do bilhete da BOL e será no Salão Polivalente da Junta de Freguesia de São Cristóvão (ao lado da Unidade de Saúde de São Cristóvão).
Horário:
Sábado, dia 16 de novembro, das 14h30 às 18h00
Domingo, dia 17 de novembro, das 07h15 às 08h45
Localização: https://maps.app.goo.gl/B28GnoDeLnRtCod97
Os atletas ficam obrigados a manterem-se atrás da linha de partida, na zona do aquecimento.
Só é permitido o abastecimento de água ou outros produtos aos atletas nos locais indicados pela Organização.
Não é permitida a participação de atletas em bicicletas, acompanhados por animais, skates ou patins, tendo em conta a segurança dos participantes.
O atleta compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.
As classificações serão realizadas através de sistema eletrónico, sendo distribuído um peitoral com chip a cada atleta, que deve permanecer com ele em local visível até ao final da prova. Atletas cujo peitoral não esteja colocado conforme as regras e por esse motivo o chip não seja detetado, não serão classificados.
Casos em que o peitoral pode não ser detetado:
- Peitoral dobrado
- Peitoral guardado dentro do camelback ou outro objeto
- O atleta não passa pelo menos a um metro dos tapetes.
As classificações do Trail Longo e Trail Curto serão feitas individualmente em cada escalão e na geral nos respetivos géneros, bem como por equipas.
Não há classificação na Caminhada.
Trail Longo 18K+
- Troféus aos 3 primeiros da geral Masculina e Feminina.
- Troféu às 3 primeiras equipas (de 3 atletas, independentemente do género).
Trail Curto 10K+
- Troféus aos 3 primeiros da geral Masculina e Feminina.
- Troféu às 3 primeiras equipas (de 3 atletas, independentemente do género).
Não há prémios de geral e escalão para a Caminhada.
Entrega de prémios é às 11h junto à chegada.
Outros prémios
No trail haverá oferta de uma t-shirt técnica (existe tamanhos de homem e mulher), uma medalha relativa à prova, e outros que a organização venha a angariar para todos os participantes.
A disponibilização dos tamanhos das t-shirts são limitados ao stock existente.
A organização assegura, pelo período de 5 dias, a contar da data de realização do evento, a guarda de todos os kits pagos e não recolhidos.
Para obter o kit não recolhido, o atleta deverá entrar em contacto com a organização através dos contactos disponíveis.
As despesas de envio do kit estarão a cargo do atleta.
A organização responsabiliza-se pela boa hidratação de todos os atletas participantes, pelo que será distribuída água e fruta em todos os abastecimentos e na chegada.
Por motivos ambientais, a prova decorrerá em semi-autossuficiência com enchimento de recipientes. Não serão distribuídas garrafas de água aos atletas, que deverão, nas zonas de abastecimento, encher o seu reservatório, ou em alternativa beber no local.
Trail Longo (2 abastecimentos e chegada)
Trail Curto/Caminhada (1 abastecimento e chegada)
Há controlos de passagem por via eletrónica no Trail.
Se for necessário interromper ou suspender a prova em algum local da corrida por motivos inesperados, a classificação será feita a partir do último controlo realizado.
O cancelamento do evento pode ocorrer devido a fatores externos à organização: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação.
Nestes casos, a organização reserva-se ao direito de, nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização do evento, emitir um parecer acerca das acções a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.
Cada participante deverá ser portador do seguinte material:
- Recipiente de líquido
- Telemóvel carregado
- GPS
- Apito
- Manta térmica
- Gorro
- Luvas
- Camisola de manga comprida
- Reserva alimentar de 500 g
- Calças impermeáveis
TRAIL 18K+
Até 31 de julho: 15€
1 de agosto a 27 de setembro: 16€
28 de setembro a 29 de outubro: 16,5€
30 de outubro a 13 de novembro: 17,5€
TRAIL 10K+
Até 31 de julho: 12.5€
1 de agosto a 27 de setembro: 13,5€
28 de setembro a 29 de outubro: 14€
30 de outubro a 13 de novembro: 14,5€
CAMINHADA 10K+ (sem chip)
Até 31 de julho: 11€
1 de agosto a 27 de setembro: 12€
28 de setembro a 29 de outubro: 12,5€
30 de outubro a 13 de novembro: 13€
CÃOMINHADA 6K
Até 31 de julho: 9,5€
1 de agosto a 29 de outubro: 10€
30 de outubro a 13 de novembro: 10,5€
Ao proceder à inscrição, o participante, cede, de forma gratuita e incondicional, à Ganhardestak e aos seus associados, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.
Nos balneários do campo de futebol.
Localização: https://maps.app.goo.gl/Z6ydv6eSdzjucbxx7
Poderão ser efetuadas por escrito à organização até duas horas após o fim da corrida.
A organização tem legitimidade para, por razões de segurança dos atletas, adiar ou cancelar a prova e modificar o presente regulamento.
Todos os participantes, ao efetuarem a sua inscrição no Trail RFM Montemor-o-Novo, aceitam o presente Regulamento.
A RFM e a Ganhardestak, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de São Cristóvão, organizam, no próximo dia 17 de novembro, no âmbito do Trail RFM Montemor-o-Novo, a 1.ª edição da Cãominhada RFM Montemor-o-Novo percorrido entre a serra e a planície deste concelho alentejano.
Esta prova é composta por uma caminhada de cerca de 6 quilómetros – a realizar em dupla com um cão, com partida e chegada no Largo 25 de abril em São Cristóvão.
- PROGRAMA
Data do evento: 17 de novembro de 2024
Horário: 9:20 (após a partida do Trail Curto/Caminhada)
08:30 – Abertura controlo veterinário (obrigatório)
09:15 – Briefing Geral
09:20 – Início da Prova
O dorsal é pessoal e intransmissível e deve ser usado pelo(s) acompanhante(s) do cão durante toda a prova. O dorsal deve estar em local facilmente visível (frente da camisola) aos elementos da organização para efeitos de controlo e ou passagem. Caso seja perdido o dorsal durante a prova, o participante deve informar a organização nos postos de controlo do seu número de dorsal no sentido de ficar registada a sua passagem e/ou substituído o dorsal.
- INSCRIÇÕES, MODOS, PRAZOS DE PAGAMENTO E LIMITES DE INSCRITOS
As inscrições só serão aceites se forem efetuadas online, num formulário existente para o efeito no site oficial da prova.
Pagamento
Após a inscrição na Bilheteira Online, receberá uma referência multibanco para poder efetuar o pagamento em qualquer terminal de multibanco existente no País. O prazo para pagamento será de 24 horas, após esse período a referência multibanco perde a validade.
Formas de pagamento:
MBWay, Multibanco, Cartão de Crédito, PayPal (O pagamento através de Paypal tem um custo adicional de 0,40€ para montantes inferiores a 30,00€)
Outras Condições:
As inscrições são limitadas e terminam no dia 12 de novembro de 2024
As inscrições sem meio de pagamento ou efetuadas depois das datas referidas não serão aceites
As inscrições só serão válidas e consideradas após a confirmação da entidade reguladora do Multibanco.
Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até dia 12 de novembro de 2024
Nota: em caso de haver acompanhante além do dono do cão, terá de adquirir uma inscrição extra de Cãominhada, mencionando o nome do cão
Limite de cães inscritos: 50.
Notas importantes:
Não serão devolvidas taxas de inscrição, excetuando por cancelamento da prova
- PREÇO
Até 31 de julho: 9,5€
1 de agosto a 23 de outubro: 10€
24 de outubro a 12 de novembro: 10,5€
Nota: em caso de haver acompanhante além do dono do cão, terá de adquirir uma inscrição extra para a Cãominhada, mencionando o nome do cão.
- SECRETARIADO
O levantamento do kit do cão do Cãominhada RFM Montemor-o-Novo é individual, com apresentação do bilhete da BOL.
Horário:
Sábado, dia 16 de novembro, das 14h30 às 18h00
Domingo, dia 17 de novembro, das 07h15 às 08h45
Localização: https://maps.app.goo.gl/B28GnoDeLnRtCod97
- MODALIDADES
Cãominhada
Distâncias:
Aproximadamente 6km
- TEMPO DE PROVA E PRÉMIOS
O tempo de prova é finalizado a partir do momento em que o cão alcança a linha de meta.
É atribuído a todos:
- Medalha finisher para o cão
- T-shirt para o(s) acompanhante(s) do cão
- NO VALOR DA INSCRIÇÃO ESTÁ INCLUÍDO
- Dorsal
- Medalha finisher
- Abastecimento sólido e líquido no final da prova
- Seguro de Acidentes Pessoais/Prova
- Assistência Médica e Veterinária, caso seja necessário
- PERCURSO
O percurso será maioritariamente em terra batida. Estará devidamente sinalizado através de fita, bem como placas para as mudanças de direção e sinais de advertência caso seja pertinente.
- ABASTECIMENTO
Existirá um ponto de abastecimento sólido e líquido no final da prova.
- DESISTÊNCIA
Todos os participantes poderão em qualquer momento desistir da prova, devendo obrigatoriamente comunicar à organização e deslocar-se diretamente o ponto de partida seguindo o sentido correto e nunca fazendo o percurso em sentido contrário.
- CEDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM
O participante, ao proceder à inscrição, autoriza, de forma gratuita e incondicional, a cedência à Ganhardestak e aos seus associados, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.
- SEGURO
Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova em que irão participar.
Todos os participantes, sem exceção, devem reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva, isentando de quaisquer responsabilidades a organização da prova, seus parceiros, apoiantes e órgãos públicos envolvidos.
A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no D.L. 10/2009 (Seguro Desportivo) com um capital de morte ou invalidez de €32.186,00, despesas de tratamento e repatriamento até €5.152,00, despesas de funeral até €2.576,00, franquia absoluta de 10% na cobertura de invalidez permanente e franquia por pessoa/sinistro de 60€ na cobertura de despesas de tratamento. A idade mínima é de 14 anos e máxima de 80 anos. A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro.
Esta prova não contempla seguro de acidentes para os cães, tudo o que não seja tratamento primário passíveis de realizar pela equipa veterinária presente no local serão da responsabilidade do seu tutor. As raças potencialmente perigosas deverão cumprir com a lei em vigor relativamente à detenção do seguro de responsabilidade civil, nos termos do disposto no artigo 10.º
- ASSISTÊNCIA MÉDICA E VETERINÁRIA
A organização disponibilizará assistência primária, médica e veterinária no local da prova. A equipa médica e ou veterinária terá autoridade para retirar de prova qualquer participante ou cão que considere não estar apto para manter a sua participação.
- REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA
Participantes
A prova é aberta a qualquer participante mediante inscrição, sendo que a idade mínima para a modalidade é de 16 anos. Inscrição obrigatória conforme regulamento.
Todos os participantes assumem risco inerente à participação num evento desportivo, assumindo deterem as capacidades físicas para tal.
Deverão fazer-se acompanhar do seu documento de identificação para entrada no recinto e levantamento dos dorsais.
Cães
A prova é aberta a todos os cães desde que estejam fisicamente aptos para tal, tendo de passar pelo controlo veterinário obrigatório.
Todos os cães devem obrigatoriamente:
i. Ser portadores de Boletim de Vacinas
ii. Estar identificados com microchip
iii. Ter as vacinas da raiva e polivalente dentro da validade. É aconselhável a vacina da «tosse do canil» (caso seja administrada pela primeira vez deverá ter pelo menos 15 dias)
iv. Ter, ao mês do evento, 18 meses, não sendo estabelecida idade máxima, que fica ao critério da avaliação veterinária
v. Utilizar açaime caso seja tendencialmente conflituoso. Isto aplica-se durante a partida e, se necessário, durante toda a prova. Como tal, o açaime deverá ser do tipo “cesta” permitindo a livre respiração e abertura da boca do cão
Notas Importantes: Os cães que apresentem comportamentos perigosos ou agressivos para com outros cães ou pessoas, colocando em risco os demais participantes, poderão ser proibidos de participar.
Os cães em nenhum momento poderão andar soltos, sendo desta forma obrigatório a utilização dos meios de retenção adequados: trela, transportadora, etc
Material Obrigatório
i) Arnês/Coleira | O cão terá de utilizar um arnês ou coleira seja qual for o seu tipo ou função.
ii) Trela | O cão deverá estar preso durante todo o percurso com trela ou linha de tração.
Comportamento e regras em prova
i) O cão terá de caminhar sempre na frente do atleta.
ii) Durante o arranque, é obrigatório segurar a trela com a mão, de forma a encurtá-la e evitar que o cão se enrole.
iii)Os atletas deverão controlar os seus cães durante a partida, sempre atrás da linha de partida.
iv) Não caminhar ocupando toda a largura do percurso: deverão seguir no alinhamento do cão e não o cão num lado da pista e o atleta no outro.
v) Em caso de existir essa possibilidade, os participantes deverão ocupar o lado direito da pista, permitindo a ultrapassagem pelo lado esquerdo.
vi) Em caso de necessidade, o participante que vai ultrapassar deverá dar a voz de “passo”, sendo que a ultrapassagem deverá ser facilitada pelo participante da frente, não sendo necessário travar nem reter o cão, apenas estar atento e ceder um lado da pista, apenas em caso de necessidade. Caso o seu cão
seja reativo, deverá controlar a linha de tração com a mão.
vii) Não são permitidas agressões físicas ou verbais contra qualquer outro participante ou contra qualquer cão, incluindo o seu.
viii) Não será permitido sujar ou danificar o percurso, nem qualquer local do evento.
ix) Apenas será permitido puxar do próprio cão em caso de distração ou curiosidade, mudanças de direção ou passagens de obstáculos.
x) Não será permitido receber qualquer tipo de ajuda externa, excetuando a devida em caso de saída de pista.
xi) Em caso de emergência deverá ser prestado o auxílio necessário a qualquer participante, com aviso imediato à organização.
xii) É responsabilidade do tutor apanhar os dejetos do seu cão.
xiii) Os participantes terão de passar juntamente com o cão todos os pontos de controlo.
- SANÇÕES
O participante compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.
Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, não complete o percurso segundo o indicado, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve o dorsal bem visível e não respeite as indicações da organização.
Todo o concorrente que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado.
A não apresentação ou ausência de 1 ou mais itens do material obrigatório, poderá dar lugar a desclassificação.
- RECLAMAÇÕES
Qualquer reclamação pode ser efetuada por escrito à organização até duas horas após o final da corrida.
- ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO
A organização tem legitimidade para, por razões de segurança dos atletas, adiar ou cancelar a prova e modificar o presente regulamento.
Todos os participantes, pelo facto de efetuarem a sua inscrição na 1.ª Edição da Cãominhada RFM Montemor-o-Novo, aceitam o presente Regulamento.