Local

Cartaxo
Cartaxo

Mais informações

website

Date

Nov 01 2020

Time

10:00

Trail Terras do Cartaxo

Cartaxo, o Ribatejo às Portas de Lisboa

Localizado a sensivelmente 50km de Lisboa, o Cartaxo é um concelho ribeirinho onde o rio Tejo, a cultura do vinho, o toiro e o cavalo moldam a paisagem desta região ribatejana.

A cultura da vinha é indissociável da história deste território e das suas gentes, constituindo um património material e imaterial da comunidade, que ao longo dos séculos foi criando marcas profundas na paisagem, na gastronomia, na cultura e na etnografia. 

No concelho estão localizados produtores premiados nacional e internacionalmente que contribuem para a valorização da marca “Cartaxo, Capital do Vinho”, instituída pelo Município do Cartaxo.

O visitante tem a possibilidade de usufruir de experiências únicas, incluindo visitas guiadas a adegas, provas de vinho comentadas, acompanhamento de atividades nas vinhas e no processo de vinificação, bem como, participar numa vindima tradicional, podendo terminar esta sua incursão com uma visita ao Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

A gastronomia deste local é igualmente rica e variada, composta por pratos tradicionais, incluindo a doçaria, que preservam sabores e saberes de outros tempos, onde se destacam os sabores do tejo com a açorda de sável, o ensopado de enguias, o Bacalhau assado na brasa com batata a murro e magusto e o afamado torricado. Na doçaria, o visitante não poderá de deixar de experimentar os Cartaxinhos e a típica Caspiada.

Em termos culturais, desportivos e recreativos, o concelho tem para oferecer a todos os que o visitam um conjunto de atividades e eventos que podem ser disfrutados individualmente ou em família, tais como percursos pedestres, percursos de BTT, passeios de barco e atividades náuticas no rio Tejo, observação de aves, passeios a cavalo e aulas de equitação, observação dos toiros na lezíria, romarias e festas populares.

Aguardamos pela sua visita.

ver vídeo
  • 00

    days

  • 00

    hours

  • 00

    minutes

  • 00

    seconds

Comments are closed.